quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Pequeno Príncipe

 Livro

Eu estou trabalhando com os meus alunos o livro o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.


Sinopse
 
   O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo.

(Sinopse retirada do site da livraria Saraiva)

 Atividades

Com esse livro podemos trabalhar em diversas disciplinas:

  • Português: Interpretação de texto./ Trabalhar palavras desconhecidas./Gramática
  • História: A história do deserto do Saara
  • Geografia: Localização do deserto do Saara e outras regiões.
  • Matemática: Multiplicação com o acendedor de lampião.
  • Ciências: Planetas, estrelas, asteróides, etc.
 Recursos utilizados

   No Youtube achei um vídeo sobre os planetas.O vídeo fala sobre o sistema solar e o movimento de rotação e translação.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA
 
    Rotação: movimento que a Terra faz em torno de si mesmo.
    Translação: movimento que a Terra faz em torno do Sol.
  

    Utilizei a música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes.

Lindo Balão Azul

Eu vivo sempre no mundo da lua.
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista
É lunatico

Eu vivo sempre no mundo da lua
Tenho uma alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântica

Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou inteligente
Se voce quer vir com a gente
Venha que será um barato
 
Pega carona nessa calda de cometa
Ver a Via-Lactea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Balão azul




Nenhum comentário:

Postar um comentário