terça-feira, 17 de maio de 2011

As quatro operações

AS QUATRO OPERAÇÕES


# ADIÇÃO

É a operação em que se reúnem em um número só, diversas unidades da mesma espécie. Os números de que se compõe a soma chamam-se parcelas e o resultado soma ou total.

REGRA PARA SOMAR: Escrevem- se umas por baixo das outras, de modo que os algarismos da direita de cada uma fiquem na mesma coluna; passa-se um traço por baixo e vão-se juntando as unidades de cada coluna, umas com as outras, começando da direita para a esquerda. Se a soma der até nove, escrever-se-á tal qual se der 10, 12, 56, etc escreve-se somente o algarismo da direita, levando-se o restante do número para somar com a coluna imediata à esquerda.

Exemplo de uma operação de somar:

               (1) (1)
      234    (Parcela)
      346    (Parcela)   
    +452    (Parcela)
      625    (Parcela)
    1.657   (Soma ou Total)

# SUBTRAÇÃO 

Diminuição ou subtração, é a operação pela qual se encontra a diferença que há entre dois números.

REGRA PARA SUBTRAIR: Escreve-se o número maior em cima do menor, de modo que o primeiro algarismo da direita de cada um fique na mesma direção e tira-se cada unidade do número menor do correspondente ao número maior.
O número maior chama-se minuendo e o menor subtraendo, e o resultado, resto ou diferença.
Se algum algarismo do minuendo for menor que o subtraendo, acrescentam-se-lhe dez unidades e diminue-se um no minuendo à esquerda.
Se esse imediato for zero, contar-se-á como nove e ao primeiro algarismo da esquerda tira-se uma unidade.

Exemplo de uma operação de subtração:

  6.245    (Minuendo)
- 4.231    (Subtraendo)
   2.014    (Resto ou Diferença)

# MULTIPLICAÇÃO                

Multiplicação é a operação pela qual se repete um número tantas vezes quantas unidades tem outro número. Compõe-se, de multiplicando e multiplicador que, considerados juntamente, chamam-se fatores. O resultado chama-se produto ou total, o número que se repete é o multiplicando e o pelo qual se repete, multiplicador.
 
REGRA PARA MULTIPLICAR: Para se fazer uma multiplicação, escreve-se o multiplicador embaixo do multiplicando, sublinha-se e multiplica-se cada espécie de unidade do multiplicador por todo o multiplicando, tendo em vista que o primeiro algarismo da direita de cada produto parcial fique por baixo do algarismo pelo qual se está multiplicando. Sublinha-se de novo e somam-se os produtos parciais para achar o produto total.

Exemplo de uma operação de multiplicar:

458       (Multiplicando)
x24        (Multiplicador)
1.832
+ 916
10.992  (Produto ou Total)

# DIVISÃO                                        

Divisão é a operação pela qual se sabe quantas vezes um número contém outro.
Uma divisão compõe-se de dois números: o dividendo, que é o número que se divide, e o divisor, que é o número pelo qual se divide. O resultado da divisão chama-se quociente. Nas divisões na exatas aparece um número por dividir que se chama resto. Esse número é sempre menor que o divisor.

REGRA PARA DIVIDIR: Escreve-se o dividendo à esquerda do divisor e separam-se ambos por um traço em ângulo reto. Escreve-se por baixo do traço o algarismo que for necessário para conter o divisor, número esse que se chama quociente. O produto do quociente pelo divisor subtrai-se da parte tomada à esquerda do dividendo e, se houver resto, ao lado dele, à direita escreve-se o algarismo seguinte do dividendo, repete-se a operação até que não haja algarismo no dividendo.

Exemplo de uma operação de divisão:

   (Dividendo)
   86532 |4            (Divisor)
   06        21.633   (Quociente)
     25
       13
         12
            0    (Resto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário