segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dinâmicas de grupos e jogos.......

O que as dinâmicas de grupos e os jogos podem avaliar:

° Liderança

   Capacidade de dirigir pessoas ou grupos, assegurando a motivação ao buscar os objetivos propostos. Poder de influencia positiva sobre sua equipe, mantendo-a integrada e comprometida com as metas.

° Motivação

   Quando o indivíduo mantém alto o motivo que o leva à ação, para atingir os objetivos e contagia os demais, positivamente.

° Organização do trabalho

   Observância das prioridades; sistematização, método e ordem do trabalho. Programação do tempo de forma a cumprir os prazos estabelecidos.

° Relacionamento grupal/interpessoal

   É a capacidade do indivíduo interagir, conviver e comunicar-se com o grupo. É a compreensão, tolerância e respeito ao grupo e à equipe.

° Persuasão

   Através da concatenação de ideias apresentar argumentos convincentes. Argumentos são apresentados de forma inédita. É derrubar argumentos já apresentados conseguindo persuadir o outro.

° Percepção

   É captar de forma prática e rápida determinado assunto. Perceber a realidade dos fatos de forma fidedigna.

° Riscos e desafios

   Capacidade de discernimento para dimensionar e administrar riscos do negócio de qualquer natureza, assim como para identificar oportunidades potenciais.

° Tomada de decisão

   Escolha ponderada segura e inovadora de alternativas. Oportunidades e viabilidade de decisão. Solução de problemas. Implementação da decisão.

° Trabalho sob pressão

   Quando um indivíduo, submetido à situação de pressão, tem capacidade de suportá-la sem combatê-la com agressividade. Leve outros a suportá-la.

° Adaptabilidade

   Facilidade para lidar com situações novas e/ou pressões de trabalho. Receptividade à orientação da chefia, pares ou subordinados. Adaptação às mudanças de toda ordem.

° Administração de conflito

   Identificação da situação e análise das causas atuando com soluções efetivas.

° Combatividade

   É a capacidade de enfrentar e superar situações difíceis, buscando com persistência, a consecução dos objetivos.

° Comunicação

   É a capacidade do indivíduo em transmitir suas ideias, verbalizadas ou com gestos, ou mesmo escrita, de forma clara e convincente, de maneira a fazer-se facilmente compreendido. Expressão de ideias com logica e objetividade. Ouvir e compreender seus superiores, pares e subordinados. Preocupação com o entendimento das mensagens transmitidas ou recebidas.

° Cooperação

   É a capacidade de manter-se disponível e acessível a outro indivíduo ou ao grupo, demonstrando interesse em somar esforços.

° Credibilidade pessoal

   Capacidade de se fazer acreditar junto a outras pessoas pela competência e domínio do seu campo profissional de atuação que identifica um relacionamento fundamentado na sinceridade, confiança e honestidade nas posições assumidas.

° Criatividade

   Apresentar resolução para situações novas utilizando a originalidade através de ideias inovadoras para o desenvolvimento do trabalho. Identificação de problemas, análise das causas e apresentação de soluções inéditas adequadas.

° Espírito de equipe

   Colaboração e ajuda espontânea. Participação e contribuição positiva em grupo.

° Flexibilidade

   Pode ser também denominados de “jogo de cintura”. É adaptar-se a situações novas, em atitudes e comportamentos estando aberto a inovação sem se opor a isto. Lidar bem com o contrário e ao mesmo tempo procurando novas formas de fazer melhor o antigo. Flexibilidade é reconhecer erros, saber dizer sim e não. Enfrentar com maturidade o caos.

° Iniciativa

   É quando se tem a capacidade de agir sobre a realidade, apresentando, antes de outros indivíduos, as soluções influenciando acontecimentos.

° Lidar com incerteza/ambiguidade

   Capacidade para situar-se em um ambiente mutável, imprevisível e ambíguo, identificando e dimensionando suas características, peculiaridades, riscos e desafios, mantendo sempre a visão do futuro, ajustando rapidamente planos e processos de trabalho e criando alternativas de ação para alcançar os objetivos planejados.



(Este texto eu recebi em um curso de Pedagogia Empresarial e não sei o autor. Podemos utilizar em empresas ou em salas de aula para avaliação de grupo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário