terça-feira, 31 de maio de 2011

Fichamento do livro: Seja líder de si mesmo.

Seja líder de si mesmo

Muitos jovens e adultos são prisioneiros em sociedades livres. É mais cômodo ficar na plateia, mas precisamos subir no palco e ser os atores principais da nossa própria história.”(Página 8)

... todos somos grandes artistas no teatro da vida.” (Página 11 e 12)

Quando discriminamos os outros, nós os diminuímos. Quando os supervalorizados, diminuímos a nós mesmos.” (Página 12)

Seu maior desafio é cuidar de seu próprio ser e liderá-lo. O território dos pensamentos e da emoção é seu tesouro. Se quiser viver felizes, cuide dele mais do que seus bens.” (Página 14)

Ninguém pode brilhar no palco do mundo se não brilhar no palco da sua inteligência.” (Página 15)

...cada ser humano possui uma grande história. Nessa história, ele deve ser o ator principal e o autor do roteiro de sua vida. A primeira grande lição para quem deseja ser líder é aprender a ser humilde para atender a grandeza da vida.” (Página 15)

Se o ator principal no palco da vida não significa não falhar, não chorar, deixar de tropeçar, de ter reações de insegurança ou atitudes tolas. Significa refazer caminhos, reconhecer erros e deixar de ser aprisionado por pensamentos e emoções doentias.” (Página 16)

Ninguém se constrói sozinho. Somos construídos e construtores da nossa personalidade. Somos construídos e construtores da nossa personalidade. Somos construidores pela carga genética, pelo sistema social, pelo ambiente educacional e pela atuação do eu.” (Página 16)

O eu representa nossa identidade e capacidade de decidir.” (Página 16)

Ser autor da nossa história é ter um eu consciente, livre e líder. O eu tem de ser treinado para ter um papel líder na construção da nossa personalidade.” (Página 16)

Jamais deveríamos ser submissos diante dos entulhos que se acumulam no solo psíquico. Jamais deveríamos aceitar ser dominados por qualquer conflito emocional e qualquer características de personalidade que afeta nossa qualidade de vida e destrói tudo o que amamos.” (Página 20)

O ser humano tem tecnologia para destruir montanhas, mas tropeça nas pedras do seu medo e mau humor. O ser humano é capaz de dirigir um veículo mil vezes mais pesado do que ele, mas não sabe controlar a ansiedade que destrói sua paz e seu prazer de viver.” (Página 20)

Você deve equipar seu eu para ser o ator principal do teatro da sua mente.” (Página 20)

Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro...” (Página 23)

Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati à porta da vida e disse-lhe: não tenho medo de vivê-la!” (Página 28)

Aprendi o caminho da singeleza, encontrei a morada da segurança, escalei os penhasco da coragem e procurei beber da fonte de onde jorra a sensibilidade.” (Página 28)

A vida é um grande espetáculo. Vale a pena vivê-la, apesar de todas as dificuldades. Um vencedor não pode estar na plateia. Tem de estar no controle de sua vida!” (Página 28)

Muitos, nos momentos mais difíceis da sua vida, descem do palco e se tornam espectadores das suas misérias emocionais.” (Página 29)

Você se esqueceu de que qualquer história, tanto a minha como a sua, tem vales e montanhas, coragem e timidez, conquistas e decepções, sanidade e loucura.” (Página 29 e 30)

É ótimo ouvir os aplausos, mas é dramático ouvir as vaias.” (Página 30)

... os fracos culpam e agridem, mas os fortes são tolerantes e amáveis.” (Página 36)

No teatro da nossa mente, nossa meta é ser o ator principal. Ficar na plateia é abandonar a si mesmo...” ( Página 37)

Precisaria elogiar mais e criticar menos, agradecer mais e reclamar menos, viver mais suavemente e cobrar menos das pessoas.” ( Página 38 e 39)

Ser espectador gerou um falso conforto. Ser plateia produziu uma aparente proteção. Fomos controlados por nossos problemas. Perdemos as coisas que mais amávamos, inclusive dentro de nós. A vida deixou de ser simples, gostosa, suave. O que fazer? Precisamos resgatar o amor pela vida, o amor mais excelente... Você é apaixonado pela vida?” ( Página 40)

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humilde e experiência da sua fragilidade...” ( Página 43)

Primeira, sem os atores coadjuvantes, o teatro seria um monólogo e somente o ator principal atuaria: nossa espécie morreria de tédio. Por quê? Porque grande parte dos sonhos, inspirações, criatividade e ideias que nos distraem e animam é produzida pela leitura espontânea da memória feita por esses três atores, não pelo eu.” (Página 46)

Segunda, são os atores coadjuvantes que formam o ator principal no teatro da mente.” (Página 46)

Temos tendência em ser gigantes no mundo profissional, mas meninos no território das emoções e dos pensamentos.” (Página 47)

Alguns viajaram pelo mundo todo, mas nunca tiveram coragem ou habilidade para viajar para dentro de si mesmo...” (Página 48)

Gatilho da memória...É o fenômeno que faz com que cada estímulo visual, sonoro ou psíquico seja interpretado imediatamente, em milésimos de segundo.” (Página 48)

Como o Gatilho da Memória pode nos prejudicar? Por exemplo, quando alguém vê uma pessoa que o feriu ou rejeitou, o Gatilho é detonado em frações de segundo, abre os arquivos que contêm as ações dessa pessoa, gerando raiva e ansiedade. Se o eu não retoma a liderança, ele vai imediatamente para a plateia.” (Página 49)

Quem reclama, agride os outros e se ofende com facilidade é frágil.” (Página 49)

Não é possível brilharmos nas plateias exteriores se somos tímidos espectadores na plateia da nossa mente” (Página 50)

Autofluxo...Ele produz a maioria dos pensamentos no teatro da nossa mente. Produz os pensamentos que nos distraem, nos animam,fazem sonhar.” (Página 50)

Como o fenômeno do Autofluxo, que traz graça e alegria para nossa vida, que nos ajuda a vencer o tédio e a angústia existencial, pode nos prejudicar? Ele nos prejudica porque não produz somente pensamentos e ideias saudáveis, mas também pensamentos atormentados e estressantes.” (Página 51)

Quando o Autofluxo lê áreas doentias da memória, produz emoções ansiosas, tímidas, culposas, nos faz sofrer por antecipação, resgata experiências dolorosas.” (Página 51)

Os pessimistas vivem um teatro de terror.” (Página 51)

Sem o fenômeno do Autofluxo, o eu não se formaria. Sem ele, nossa espécie teria depressão coletiva, morreria de tédio. Mas ele não pode ser o ator principal, embora teime em querer liderar nossa mente. O eu deve gerenciar o fluxo dos pensamentos.” (Página 52)

A espécie humana, que é tão dominadora, foi em muitos momentos da sua história aprisionada no secreto do seu ser. As guerras, doenças psíquicas, violações dos direitos humanos, destruição do meio ambiente revelam nossa falta de autocontrole. Causamos desastres sociais e ambientais.” (Página 53)

A memória humana se abre por janelas. Cada janela possui um grupo de arquivos que contém milhares de informações agregadas. Temos milhões de janelas no córtex cerebral. Não acessamos arquivos inteiros, como nos computadores, mas janelas.” (Página 53 e 54)

À vezes brota em nós uma alegria sem motivo ou uma tristeza sem causa.” (Página 55)

Algumas janelas geram uma emoção com um volume de tensão intenso, contendo, por exemplo, medo, raiva, desespero, que são capazes de bloquear a abertura das demais janelas da memória, travando o raciocínio. São as janelas killer, que nos fazem reagir por instinto, como animais.” (Página 55 e 56)

É necessário mais do que conhecimento objetivo para nos tirar da plateia e nos fazer ser livres e líderes.” (Página 56)

Uma recomendação: Não corrija ou provoque as pessoas que estiverem tensas. Espere a temperatura da emoção delas baixar. Assim, sairão das janelas killer, abrirão sua memória e terão respostas inteligentes. Também respeite seus próprios limites. Quando estiver irritado e ansioso, ame o silêncio. No primeiro minuto de tensão produzimos nossos maiores erros.” (Página 57)

É o inconsciente. Não apenas sofremos quando estamos na plateia assistindo passivamente às nossas experiências doentias, como após deixaram o palco elas vão para os bastidores da mente, acumulando lixo no inconsciente,” (Página 57)

Um ser humano rico procura ouro na sociedade: um ser humano sábio garimpa ouro nos solos do seu ser.” (Página 59)

Reeditar a memória é um dos processos de transformações da personalidade estudados pela teoria da Inteligência Multifocal. Não podemos deletar a memória, só reeditá-la ou reescrevê-la. Não temos ferramentas para apagar o passado registrado pelo fenômeno RAM, seja bom ou ruim. Só podemos reeditá-lo.” (Página 60)

O que é reeditar ou reescrever a memória? Não é apagar os arquivos doentes, mas inserir novas experiências nas janelas da memória. É entrar no palco da mente e construir segurança onde existe o medo, lucidez onde existe estupidez, tranquilidade onde existe ansiedade.” (Página 60)

Muitas pessoas calmas e seguras se tornam ansiosas e inseguras ao longo dos anos, pois vão acumulando nos bastidores da mente as frustrações, as perdas e os problemas psíquicos e sociais. Sem perceber, vão transformando as janelas saudáveis em doentias, e perdendo o sorriso. Seu prazer de viver vai sendo destruído.” (Página 61)

A primeira técnica excelente que tenho usado para estimular o eu a sair da plateia, entrar no palco, gerenciar os pensamentos e reeditar a memória é a DCD (duvidar, criticar, determinar).” (Página 62)

Essa técnica envolve as três principais pérolas da Inteligência Multifocal: a arte da dúvida ( pérola da filosofia ), a arte da crítica ( pérola da área de recursos humanos ). Você não imagina a força que temos que fazer para sair da plateia quando usamos essas três artes. Deixamos de ser passivos, conformados e vítimas. Duvide, critique e determine!” ( Página 62 )

Não seja aprisionado pelos atores coadjuvantes. Duvide de tudo o que eles produzem e que faz você ficar deprimido, anciloso, sem autoestima. Critique seriamente cada pensamento negativo u desanimador, cada ideia tola que o perturbe, cada angústia, medo, insegurança.” (Página 63)

Entre no palco e determine ser alegre, tranquilo, conquistar o que mais ama, ser líder de si mesmo.” (Página 63)

Mas qual é a grande diferença de quem atua como ator principal e faz a técnica do DCD? Essa pessoa se torna mais estável e madura: as dores lapidam a sabedoria, as falhas constroem a tolerância, as perdas geram novas conquistas, os fracassos nos tornam mais fortes.” (Página 65)

Quando uma janela doentia da memória se abre e produz emoção com alto volume de tensão, bloqueamos a leitura das janelas saudáveis, travamos a inteligência. Nos focos de tensão, ferimos as pessoas e nos punimos. É justamente nos focos de tensão que precisamos fazer o DCD.” (Página 66)

Se você deseja ser apaixonado pela vida, faça-lhe um grande favor: não seja mais tímido e passivo diante dos seus próprios ataques de raiva, irritabilidade, de seus pensamentos negativos. Peça desculpa se errou. Não brigue com os outros, não os culpe, não discuta. Nossa luta real é interior e silenciosa: no anfiteatro da nossa mente.” (Página 66)

Os monstros que os atores coadjuvantes encenam no palco – o medo, a impaciência, a intolerância, as preocupações – são menores do que você imagina. Mas, se não atuarmos, eles se acumularão no inconsciente e poderão destruir nossos sonhos, nossa paz, o prazer e o amor pela vida.” (Página 66)

Construir janelas paralelas é criar na memória janelas saudáveis que têm interconexão com as janelas doentias do inconsciente. As janelas paralelas se abrem imediatamente quando as janelas doentias são abertas, fortalecendo a liderança do eu.” (Página 67)

Um dos maiores segredos para um ser humano deixar de ser vítima dos seus conflitos e se tornar livre para decidir seus próprios caminhos é criar janelas paralelas inteligentes.” (Página 67)

Mas não devemos esquecer que o eu deve ser sempre o ator principal, e os medicamentos, o ator coadjuvante.” (Página 70)

Nossa espécie é contraditória. Ela é belíssima e complicadíssima. Desenvolvemos tecnologia para falar com o mundo externo, mas não sabemos dialogar com nosso mundo interior.” (Página 70)

Se o mundo nos abandona, a solidão é suportável; se nós mesmos nos abandonamos, é insuportável.” (Página 71)

Nunca entenderam que a mente é como um complexo teatro, que deveriam ter feito uma mesa-redonda em seu interior e deixado de ser vítimas do terrorismo dos pensamentos!” (Página 71)

...todos temos problemas, uns mais, outros menos, mas só não muda sua história quem está morto...” (Página 72)

Não há milagres para reeditar a memória e criar janelas paralelas. O processo não é mágico. Mas não desanime quando recair. Insista, eduque sua emoção, treine. Persevere, mesmo quando achar que não tem mais força. Se precisar chorar, chore, mas não desista quando tropeçar. Aos poucos você vai se surpreender.” (Página 72)

Quem tem luz exterior caminha sem tropeçar, quem tem luz interior caminha sem medo de viver...” (Página 73)

Filhos magníficos, ao se sentirem feridos pelos pais, nunca mais dialogaram com eles, não descobriram seus sonhos, suas dores. Só os valorizaram depois que eles fecharam os olhos...” (Página 74)

Professores fantásticos, por não compreenderem a construção da inteligência, fizeram da memória dos alunos um depósito de informações, deixaram de ser mestre da vida, não os ensinaram a ser líder dos pensamentos, a educar sua emoção e a desenvolver a arte de pensar.” (Página 75)

Pessoas maravilhosas foram e têm sido acorrentadas pelas suas angústias, aprisionadas pelas suas preocupações, controladas pela sua ansiedade, sufocadas pelo seu estresse, paralisadas pelo seus medos. Não aprenderam a resgatar a liderança do seu eu e a ser livres.” (Página 75)

Permita-me enfatizar que a educação mundial está errada. Ela não nos prepara para atuarmos no território da psique . Apenas nos dá conselhos pouco eficientes. A falta de conhecimento sobre o teatro da mente humana é gritante. Por isso, apesar de vivermos em sociedades livres, há mais escravos hoje do que no passado. Só que o cárcere é interior.” (Página 75)

Mas saiba que ser saudável não é estar sempre alegre e bem-humorado. Ser saudável é aprender a ter encanto pela vida, mesmo depois de golpes e tristezas. Ser sábio não é deixar de falhar, nem de ter atitudes tolas. Ser sábio é reconhecer essas atitudes, utilizá-las, e deixar de ser submisso às misérias psíquicas.” (Página 76)

Não só de sucesso vive o ser humano, mas da convicção de que nas dificuldades podemos escrever os melhores textos das nossas vidas.” (Página 77)

Dialogue com as pessoas ao seu redor, surpreenda-as, descubra-as. Faça agradáveis mesas-redondas consigo mesmo. Revise suas rotas, refaça seus caminhos, gerencie seus pensamentos, administre sua emoção. Seja um amigo da arte da dúvida e um amante da arte da crítica. A vida é a obra-prima do Autor da existência. Trate-a como seu maior tesouro.” (Página 77)

Os tesouros do coração são conquistados, não nos chegam através dos genes.” (Página 77)

...seu maior desafio não é conquistar o mundo exterior, mais sair da plateia, entrar no palco e aprender a ser...
°Ator principal do teatro da sua mente,
°Autor da sua história,
°Grande Líder de si mesmo.



Livro: Seja líder de si mesmo
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Edição Especial Avon

Nenhum comentário:

Postar um comentário